A iniciativa é da Prefeitura de Boa Vista, gerida por Teresa Surita, do MDB. Com ações inovadoras como o programa Família que Acolhe, a administração municipal tem se consolidado como referência nacional no desenvolvimento de políticas públicas para a Primeira Infância. O Fórum Nacional será realizado nos dias 12 e 13 deste mês, no Teatro Municipal, reunindo especialistas de todo o mundo.
“Será um grande evento que vai, de fato, sensibilizar as pessoas sobre a importância dos primeiros anos de vida. Há seis anos estamos focados nestas questões, mas o Fórum vai reunir grandes nomes do Brasil e do mundo e trazer novas perspectivas e inovações para Boa Vista, que está se consolidando como a Capital da Primeira Infância”, ressaltou a prefeita.
De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, o Fórum será uma oportunidade para atualização dos profissionais de qualquer área atuam com a primeira infância. A programação inclui debates e a contribuição de especialistas que estão trabalhando com o que há de mais moderno e científico no desenvolvimento infantil.
O ministro da Cidadania, Omar Terra que também é do MDB, será um dos palestrantes do evento que terá como tema central “O poder transformador do cuidado nos primeiros anos de vida”. Ele chegou a visitar Boa Vista em 2016, para conhecer a dinâmica de trabalho do Família Que Acolhe.
A iniciativa se tornou uma das experiências modelo para a implantação do programa Federal Criança Feliz, lançado nacionalmente em 2017. “Boa Vista é realmente é uma cidade da criança, que entendeu a importância que tem os primeiros anos de vida. Ao fornecer às famílias mais pobres o apoio para estimular melhor seus filhos, Boa Vista está dando exemplo para o mundo”, declarou o Ministro.
FQA – Desde que foi criado em 2013, o Família que Acolhe vem sendo aprimorada com a contribuição de estudiosos de todo o mundo e beneficiou mais 13.832 famílias. Na prática, a Prefeitura estruturou uma rede de serviços públicos que prioriza o atendimento às criança desde a gestação até os seis anos de idade.
O trabalho desenvolvido tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e criar as condições necessárias para que as crianças de Boa Vista alcancem o pleno potencial de desenvolvimento na fase considerada a mais importante da vida.