O deputado Alceu Moreira, do MDB do Rio Grande do Sul, cobrou um planejamento mais efetivo por parte do Governo Federal para a realização de obras de infraestrutura e logística. Ele é presidente da Frente Parlamentar de Agricultura (FPA) que recebeu em reunião realizada nesta terça-feira (9), os ministros da Infraestrutura Tarcísio Gomes e o recém-empossado na Secretaria Especial de Governo, o ministro Luiz Eduardo Ramos.
Segundo Moreira, o Governo Federal precisa criar um plano decenal para garantir que esse tipo de investimento seja incluindo em orçamento e tenha garantia de continuidade. “Não podemos continuar com o mesmo rito de obras que começam e param. Precisamos transformar isso em lei e gravar nos orçamentos seguintes dos próximos nove anos os valores comprometidos para termos segurança de que as obras continuarão”, afirmou o presidente da FPA.
O vice-presidente da FPA, Sérgio Souza do MDB do Paraná, destacou a necessidade de recuperar a malha ferroviária do país o que ajudaria e reduzir os custos de produção. “Uma saca de soja no Centro-Oeste vale R$ 10,00 a menos do que no porto de Paranaguá ou de Santos. Ou seja, para se produzir é mais caro, porque tem que levar o fertilizante até o interior do país, mas depois que você produz é mais barato para se vender porque é longe para transportar. Reestruturar essa malha ferroviária e otimizar os modais é o nosso grande desafio hoje”.
Em sua fala, o Ministro da Infraestrutura explicou que a pasta tem projetos contemplando a concessão de 16 mil quilômetros de rodovias, além de portos, aeroportos e ferrovias. Para ele, o investidor estrangeiro está percebendo que o governo brasileiro está apontando os riscos e apresentando projetos estruturados.
“Os investidores estrangeiros vão entrar no Brasil e daremos um salto em infraestrutura. Nossos projetos trarão um grande impacto para o setor produtivo porque é choque de oferta em termos de transporte e eliminação de gargalos, e isso vai ter reflexos, inclusive, em termos de frete”, explicou.
Para Tarcísio, a parceria com os parlamentares da FPA contribuirá na formulação de leis que irão fornecer segurança jurídica para o setor agropecuário no que diz respeito a fortalecimento de arbitragem, marcos regulatórios e licenciamento ambiental. Nesse sentido, ele pediu apoio para que o PLS 261/2018 seja aprovado. “Ele irá causar uma verdadeira revolução no transporte ferroviário brasileiro”, afirmou o Ministro.