O Governador do Pará, Helder Barbalho foi uma das lideranças brasileiras convidadas a participar da segunda edição do International Program for Public Leaders, um curso de formação de lideranças promovido pela organização Comunitas BR.
O evento foi realizado durante quatro dias, na Universidade Jhons Hopinks, em Washington, capital dos Estados Unidos, abordando temas como democracia, educação, geração de emprego e parcerias público-privadas.
Helder, que é do MDB, contou que foi convidado pela organização Comunitas assim que assumiu a gestão do Estado do Pará e decidiu atender ao convite, por interesse pessoal, para aprimorar seus conhecimentos como gestor público. Nas suas redes sociais, o governador fez questão de compartilhar algumas informações sobre a experiência.
“Tomei essa decisão de ordem pessoal, custeando com recursos próprios minha participação. Mas estou certo que esses momentos de acesso ao conhecimento, às discussões e ao debate estarão aperfeiçoando o meu currículo e o meu conhecimento para que eu possa estar mais qualificado a servir a nossa gente”, afirmou em vídeo compartilhado no Instagram.
Esta é a segunda turma com a participação de brasileiros formada pelo Comunitas BR, uma organização da sociedade civil brasileira que busca contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.
Para o governador, a maior contribuição do curso foi conhecer experiências que podem ser aplicadas aos programas desenvolvidos no Estado do Pará. “Conhecemos a experiência de Medellín, para reduzir a informalidade. E eu tenho dito isso, onde há emprego diminui a violência. Esse é um dos objetivo centrais do nosso programa Ter Paz”.
Além de Helder, participaram da turma o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e os vice-governadores Paulo Brant, de Minas Gerais e Izolda Cela, do Ceará.
“É importante ter a oportunidade de receber conhecimento, de escutar e ouvir experiências em diversas áreas que estarão aprimorando a gestão pública e permitindo com que cada um de nós que tenha responsabilidade junto à sociedade brasileira, possamos estar capacitados e qualificados para um governo eficiente e com gestões modernas em nossos Estados e Municípios. Novas estratégias de gestão estrarão em prática no segundo semestres de 2019”, destacou Helder Barbalho.