A Comissão Executiva Nacional do MDB receberá no dia 15 de agosto, a delegação chefiada por Li Jun, vice-ministro do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh).
De acordo com coordenador dos núcleos do MDB, Sandro Salazar, a delegação da China vem se encontrar com o partido por entenderem que é a maior força política nacional.
“O MDB se sente honrado em realizar este encontro, onde acontecerá reunião com o Grupo de Trabalho MDB-PCCh, criado em outubro de 2018, para manter relações amistosas e intercâmbios – econômicos e culturais e troca de experiências partidárias, assim fortalecendo cooperações pragmáticas entre
os dois partidos. Em diversos encontros que o nosso MDB teve a honra de realizar vários intercâmbios com troca de experiências de governança politica, com as representações do PCCh, seja no Brasil ou na China, por ocasiões de visitas recíprocas entre os dois países. Também nos engrandece saber da importância do XIX Congresso Nacional do Partido Comunista da China, realizada em 2018, e destacamos nosso interesse em receber as informações acerca das decisões deste congresso, considerando o altíssimo propósito de transformar a China em um país socialista moderno, próspero e democrático”.
Dia Nacional da Imigração Chinesa
No dia 26 de junho de 2018, o então presidente Michel Temer, sancionou a lei aprovada pelo Congresso Nacional que estabelece o dia 15 de agosto como o Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil.
O dia 15 de agosto foi escolhido em referência ao dia oficial da chegada de chineses ao Brasil, em 1900. Um grupo formado por 107 pessoas desembarcou no Rio de Janeiro, vindo de Lisboa, para mais tarde se estabelecer em São Paulo em busca de empregos e oportunidades.