O Encontro Nacional de Juventude do MDB, realizado neste sábado (5), ficou marcado pelo reconhecimento dos jovens ao trabalho realizado por grandes expoentes do partido. Contando com representatividade dos 27 Estados e do Distrito Federal, a JMDB Nacional entregou placas de reconhecimento à contribuição do ex-presidente Michel Temer, Romero Jucá, Eunício Oliveira, José Sarney, Moreira Franco, Eliseu Padilha, Valdir e Maranhão Raupp, além do deputado federal Newton Cardoso.
O Encontro serviu para alinhar as ações que serão realizadas até a convenção Nacional do Núcleo, prevista para dezembro e para confirmar o apoio da JMDB ao novo presidente da sigla, o deputado federal de São Paulo, Baleia Rossi que entrou em exercício nesta segunda (7).
“Vamos conversar com a nossa militância para que sejam tomadas as decisões mais importantes do nosso partido. E nós dependemos muito da nossa juventude, precisamos que vocês participem ativamente das nossas decisões porque juntos, ninguém segura o nosso MDB”, afirmou o presidente Nacional, Baleia Rossi.
Conforme Assis Filho, presidente Nacional da JMDB, o compromisso é concluir a gestão com todas as juventudes estaduais devidamente organizadas para que os novos representantes possam ser eleitos de forma democrática. “Se não fizemos esse trabalho nosso partido será como um gigante de pés de barro que, na primeira ventania, irá cair. Por isso, assumimos o compromisso de visitarmos todos os 27 Estados, implantando as nossas Juventudes de maneira consolidada”, afirmou.
Homenageado pelos jovens por sua contribuição ao fortalecimento do Núcleo, Romero Jucá falou sobre a necessidade do MDB continuar valorizando a juventude e assegurando espaços de representatividade para essa nova geração. “Contribuí muito para o fortalecimento da Juventude do MDB, incentivando esse trabalho por entender que vocês representam o futuro do nosso partido. Na proposta de Estatuto, que deverá ser discutida pela nova Executiva, apresentamos a garantia de que os jovens tenham representatividade no comando do partido. Considero isso muito importante, porque é a partir dessa decisão que vamos nos aproximar dos anseios da sociedade”, explicou.
O senador Marcelo Castro, que assumiu a função de tesoureiro na Executiva Nacional, garantiu que a Juventude terá as condições necessárias para promover a oxigenação da sigla. “Nós iremos dar, dentro do comando partidário, todo o apoio necessário para fortalecer a Juventude, para oxigenar, para trazer alegria e força ao nosso querido MDB”.
Mais Jovens – Para atender a esse anseio, a nova Executiva Nacional agregou nomes de políticos do partido com experiência em mandatos eletivos, oriundos dos movimentos de juventude.
O deputado estadual do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, assumiu a função de 1o secretário. “Os partidos que querem continuar na cena devem se atualizar. É nesse sentido que o MDB fez uma série de movimentos para se adequar a essas reivindicações sociais. Chegamos a uma chapa de consenso com uma renovação de 100% no Diretório e na Executiva. Parabéns aos que caminharam até aqui e sucesso para a nova chapa”, disse em seu discurso durante a Convenção Nacional.
Já o presidente do MDB de Goiás, Daniel Vilela foi eleito 3o vice-presidente. “Esta renovação não pressupõe abandonar a história do partido, pelo contrário. É um trabalho de valorizar nossas grandes lideranças e a importância do MDB no processo de redemocratização e modernização do País, sem deixar também de reconhecer os erros e propor mudanças”, explicou.