O Brasil é convidado de honra da 8a. edição do Fórum de Economia e Turismo Global, evento que acontece até terça-feira (15), na cidade de Macau, China. O evento reúne mais de 10 mil pessoas de 89 países, incluindo suas principais lideranças globais e especialistas do turismo na discussão de melhorias para o setor.
Além disso, o Brasil pretende estreitar relações com a China, atraindo investimentos para melhorar a Infraestrutura, transporte, parques temáticos/naturais e resorts em território nacional. A China deve ser o maior emissor de turistas para o mundo até 2030, conforme a pesquisa global Euromonitor de 2018.
O deputado federal Newton Cardoso Jr, do MDB de Minas Gerais, é secretário-geral na nova Executiva Nacional do partido e também o presidente da Comissão de Turismo da Câmara e está acompanhando as atividades do Fórum junto com outras autoridades nacionais do setor, como o Ministro do Turismo, Álvaro Antônio e o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
“A China é um grande parceiro do Brasil. Macau recebe cerca de 30 milhões de pessoas por ano para o turismo de negócios e lazer, focado nos jogos. Neste evento mundial, estamos aprendendo e trocando experiência com outros países”, escreveu o deputado em suas redes sociais.
Dados do Perfil da Demanda Turística Internacional feita pelo Ministério do Turismo, mostram que os chineses gostam de visitar o Brasil. Dos mais de 141 milhões de chineses que viajam todo ano, cerca de 60 mil escolhem o Brasil como destino. A pesquisa diz ainda que os chineses movimentam, por dia, cerca de US$ 65 No Brasil, os destinos como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR) e Manaus (AM) são alguns dos mais visitados por eles.
“Nosso objetivo é atrair muitos investimentos na área especialmente, para a implantação de parques temáticos, resorts e de cassinos além de aumentar o número de turistas que visitam nosso país. Vamos levar para o Brasil novas experiências para o turismo e para a geração de emprego e renda”, disse Newton Cardoso Jr.
Em crescimento – O turismo é uma das atividades que mais tem crescido no país este ano. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra crescimento de 4,4% no setor em julho de 2019, em relação ao mesmo período em 2018.
No trimestre maio, junho e julho, o setor registrou crescimento de 5,8% na geração de empregos na comparação com o mesmo período do ano passado, com destaque para os segmentos de alimentação e alojamento.
Segundo o Ministério do Turismo, o setor já representa 8,1% do Produto Interno Bruto. Em 2018, o PIB do turismo ultrapassou a marca dos US$ 152 bilhões. No total, o setor emprega 6,9 milhões de pessoas.