Por Nilda Gondim
O presidente Baleia Rossi indicou hoje – com transparência e clareza – o caminho que o MDB trilhará neste instante tão tenso de nossa história.
E não pegaremos atalhos:
Será – como sempre foi – em defesa do diálogo, da busca de soluções reais para o país e em defesa da democracia.
Concordo integralmente.
Pois não podemos mais aceitar a convivência com um presidente da República que prega o caos enquanto se desvia de suas funções reais, que é dar respostas ao desastre econômico em curso.
Uma crise que tem pilhado a capacidade de sobrevivência da população – notadamente sua porção mais vulnerável.
Com seus delírios autocráticos e omissões em relação ao seu mister governamental, Jair Bolsonaro cria uma tempestade perfeita, que despeja intranquilidade sobre o país.
E essas condições de temperatura e pressão tão adversas não podem seguir nublando os horizontes da nação.
Baleia Rossi, e sua diretriz no sentido de que o país precisa focar em problemas reais, ilustrou sua retórica com os dados – reais, factíveis – exibidos pelo mercado no day after do 7 de setembro mais tenso de nossa história: bolsas em queda e dólar em alta.
Ele tem toda a razão: a pregação do caos comandada por Jair Bolsonaro tende a piorar o que já está bem ruim, com aumento da escalada inflacionária, encolhimento dos postos de trabalho e retração dos investidores.
Baleia Rossi cobrou – e faço aqui o endosso dessa cobrança – soluções reais e urgentes para a crise.
A começar pelo travamento das rodovias do país por hordas de apoiadores do presidente.
Precisamos agir e reagir.
Pois há um vácuo de estadismo e ética pública que partidos comprometidos com a democracia e com o Brasil precisam ocupar.
E esse é – sempre foi – o papel do MDB.
Senadora Nilda Gondim (MDB/PB)