MDB do Rio Grande do Sul realiza Convenções em 467 municípios gaúchos

O poder de mobilização do MDB do Rio Grande do Sul foi confirmado neste sábado, dia 26 de abril, data em que o partido realizou Convenções Municipais em 467 cidades, correspondendo a 94% do território gaúcho. Destes, em 145 municípios (31%) os presidentes foram reeleitos e em 322 (69%) houve renovação. Já em 453 cidades (97%) as chapas foram formadas por consenso e em apenas 14 (3%) ocorreu disputa.

A movimentação iniciou nas primeiras horas da manhã em dezenas de cidades e se prolongou durante todo o sábado. Foi dia de os emedebistas exercerem plenamente a democracia interna. Líderes da legenda, entre os quais deputados estaduais e federais, rodaram o estado para participar das atividades pelo interior.

O presidente do Diretório Estadual, deputado Vilmar Zanchin, votou por volta 10h30 em Marau, sua cidade natal. Em seguida participou do ato político da convenção e percorreu alguns municípios da Grande Passo Fundo. À tarde, se concentrou em monitorar o andamento da eleição em outras regiões do RS.

“Após sair do pleito de 2024 com a marca de maior partido do Rio Grande – que governa para 2,8 milhões de pessoas –, agora o nosso desafio será manter o protagonismo do MDB nas eleições de 2026. Nosso projeto é trabalhar pela eleição do próximo comandante do Palácio Piratini e ampliar a representação de nossas bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados”, pontua Zanchin. Em Marau foi eleito Iura Kurtz, substituindo Roberto Gobbi.

O vice-governador Gabriel Souza votou em Tramandaí, seu domicílio eleitoral, por volta das 14 horas. Pela manhã, porém, fez questão de enviar mensagem motivacional para compartilhar com os diretórios municipais. Em seu recado aos correligionários destacou a importância de o partido se manter ativo, mobilizado e organizado para os próximos desafios.

“Estou animado com o futuro do MDB. Certamente será uma jornada que devemos percorrer juntos, pois não fazemos nada na vida, muito menos na política, sozinhos”, disse o vice-governador.

Em Tramandaí o novo presidente é Antônio Rodrigues, que substitui Luiz Paulo do Amaral Cardoso.

Em Porto Alegre os filiados aprovaram a nominata apresentada para o Diretório Municipal. Porém, a definição do novo presidente e a sua respectiva executiva deve ser confirmada pelo diretório em reunião do colegiado na próxima terça-feira, 29 de abril.

O MDB, com 229,2 mil filiados no RS, está representado por seis deputados estaduais, três federais, 127 prefeitos, 109 vices e 1.102 vereadores.

*Com informações do MDB RS 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.