Primeiro secretário na Executiva Nacional do MDB, o deputado estadual Gabriel Souza (RS) tem um reconhecido trabalho em defesa da causa animal. Médico veterinário de 36 anos, Gabriel exerce seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
No artigo “Animal não é coisa”, Gabriel explica como criou uma legislação para que os animais sejam tratados como “seres sencientes, ou seja, capazes de sentir emoções, sensações e passíveis de sofrimento”.
“Após quase duas décadas, o Rio Grande do Sul alterou o seu Código do Meio Ambiente e, a partir de hoje, um novo texto que moderniza a legislação relativa às questões ambientais está em vigor. Durante a aprovação do projeto, a Assembleia Legislativa deu, ainda, um passo importante em direção aos direitos dos animais”, escreve o Primeiro Secretário do MDB.
“Por isso, ao estabelecermos que animal não é coisa nem objeto – pois sentem, de forma consciente, dor, medo e felicidade -, eles passam a receber um tratamento diferenciado da Lei, no que tange às suas relações com os humanos e com o ambiente”, explica Gabriel Souza.
Leia aqui a íntegra do artigo de Gabriel.