O presidente do MDB, deputado Baleia Rossi, elogiou iniciativa do Ministério da Cidadania, de autorizar repasse de R$ 700 milhões para a assistência social. “Agradeço ao ministro Osmar Terra – também do MDB – pelo repasse desses recursos que vão ajudar muitos municípios em todo o Brasil”, disse Baleia em sua conta do Twitter.
O presidente do MDB, que também é líder da bancada na Câmara dos Deputados, afirmou ainda que a liberação dos repasses são resultado de uma ação organizada pelos deputados.
Para o secretário Especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, os repasses demonstram o empenho do Ministério em regularizar a situação com estados e municípios, onde afinal ocorre o atendimento direto aos mais vulneráveis. “O governo federal, comprometido com as ações da Assistência Social, descontingenciou integralmente os recursos que precisavam ser liberados. Isso é importante porque estabelece um grau de confiança mútua com estados e municípios; segundo, mostra o comprometimento do Ministério de procurar saídas negociando com a Economia e atuando com o Congresso”, apontou.
Os repasses do Ministério da Cidadania atendem à Portaria Nº 36, de 2014, do Conselho Nacional de Assistência Social, que determina prioridade para municípios que estejam com menor saldo em conta.