O Deputado Federal Valdir Cobalchini, que é Coordenador da Região Sul da Frente do Cooperativismo(Frencoop), usou a tribuna do Plenário da Câmara Federal para destacar a ampliação da presença das cooperativas de Santa Catarina no mercado internacional.
“As cooperativas do ramo agropecuário obtiveram recorde de faturamento, atingindo R$ 9 bilhões de reais no comércio exterior em 2022. Com o significativo apoio dessas cooperativas, o agronegócio passou a responder por 70% das exportações catarinenses”, ressaltou o deputado.
Cobalchini apresentou dados obtidos em levantamento da OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina), que mostram que os principais produtos exportados foram proteína animal (carnes de aves e suínos, principalmente), cereais, fertilizantes, frutas e derivados.
Na sequência o deputado destacou que as líderes em exportação foram as cooperativas Aurora Coop, Cooperalfa, CooperA1, Coopersulca, Fecoagro, Coperáguas, Coopervil, Copermap, Coocam e Sanjo.
“A realidade da Região Sul também foi transformada pela presença das cooperativas, especialmente o setor agropecuário, que por meio desta rede de cooperação, gera mais empregos, aumenta a qualidade de vida e a produtividade dos agricultores”, complementa o parlamentar, que coordena os 3 estados da Região Sul na Frente do Cooperativismo Nacional: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Ao todo, na Região Sul, existem 9,45 milhões de cooperados, distribuídos em 888 cooperativas e responsáveis pela geração de 278 mil empregos diretos.
com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Cobalchini