60% condições das escolas públicas de educação infantil não têm sequer rede de esgoto
Um levantamento inédito, realizado pela organização Todos pela Educação, foi publicado esta semana, trazendo denúncias graves sobre
as condições das escolas públicas de educação infantil em todo o Brasil.
Na lista de descobertas, identificou-se que a maioria das escolas não tem banheiros ou refeitórios adequados; 60% não têm rede de esgoto; 64% estão sem parques infantis; 70% sofrem da falta de bibliotecas.
A situação das escolas causou indignação ao Deputado Federal Valdir Cobalchini (MDB/SC), que levou o assunto à tribuna da Câmara Federal.
“Sabemos que a base de um país próspero e desenvolvido está diretamente ligada à qualidade da educação oferecida. E um elemento essencial para garantir essa qualidade é a infraestrutura escolar.”
O deputado completa:
“Cada sala de aula bem equipada, cada laboratório moderno e cada ambiente seguro dentro das escolas são como pedras fundamentais no edifício do conhecimento. Uma infraestrutura escolar adequada não é apenas tijolos e concreto, mas sim um ambiente propício para o aprendizado, a criatividade e o crescimento”.
O parlamentar cobrou providências urgentes.
“Não podemos esquecer que a qualidade da educação não se resume apenas ao ensino em si, mas também ao ambiente que o cerca. Uma infraestrutura escolar deficiente pode afetar negativamente o desempenho dos estudantes e a motivação dos professores.”
Por fim, Cobalchini chamou os parlamentares presentes em Plenário à união em prol da educação, para que sejam direcionados recursos para a infraestrutura escolar.
Com informações da assessoria do deputado Valdir Cobalchini