Foi instalada na nesta quarta-feira (12), a Frente Parlamentar em Defesa da Regularização Fundiária Rural, que será coordenada pelo deputado Lucio Mosquini de Rondônia. O evento aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
Durante o evento, o deputado Lucio Mosquini enfatizou a importância para o Brasil da criação da Frente Parlamentar que vai defender a regularização fundiária.
“Esse conflito do campo é gerado porque não há documentação. Isso precisa ser destravado. Nós precisamos de títulos. Não temos outro caminho […] Nós construímos essa Frente para dar apoio a esse movimento. Essa Frente é um grupo de colegas da Câmara Federal, que briga, que luta, para que todos possam ter a sua certidão de nascimento da sua terra”, disse.
O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, deputado Alceu Moreira também fez parte do evento.
“A regularização fundiária está muito além. Primeiro é preciso garantir que os terrenos sejam ocupados por pessoas que tem vocação agrária. Segundo, que obedeçam o critério de posse que os colocam como prioritários nesses assentamentos. Assentamentos tem que ter escola, estrada, tem viabilidade econômica, “afirmou.
A Frente parlamentar é uma associação de deputados de vários partidos para debater um assunto determinado. Para ser criada, a frente deve registrar um requerimento com o apoio de pelo menos 1/3 de membros do Poder Legislativo.