Parlamentares brasileiros e americanos irão discutir sobre os ataques à democracia que aconteceram nos dois países
Os ataques à democracia brasileira e americana estarão no centro de um debate organizado pelo Instituto Vladimir Herzog, em Washington DC, Estados Unidos. De 29 de abril a 2 de maio, uma comitiva de parlamentares brasileiros realizará uma série de encontros com representações políticas na capital americana.
O deputado federal Rafael Brito (MDB/AL), que fez parte da CPMI do 8 de janeiro, compõe a missão. “Pela primeira vez uma comissão brasileira é convidada pelo congresso americano. Teremos a oportunidade de apresentar os trabalhos realizados pelo Congresso Nacional em defesa da democracia brasileira, que tem sido tão atacada nos últimos tempos. É um momento histórico poder compartilhar a atuação do parlamento e poder ver de perto a atuação dos congressistas norte-americanos em relação à vivência que tiveram com o ataque ao Capitólio”, afirma.
Ambos os países passaram por situações similares no cenário político recentemente, com ataques frequentes ao Estado Democrático de Direito. Nos Estados Unidos, o dia 6 de janeiro de 2021 ficou marcado por estes atos antidemocráticos no Capitólio, repetidos no Brasil no dia 8 de janeiro de 2023. O objetivo do evento é realizar um intercâmbio de práticas parlamentares na defesa da democracia, a partir das experiências das comissões parlamentares que investigaram os ataques.
Durante a missão, estão previstas conversas com membros do House January 6th Committee, com os congressistas Alexandria Ocasio-Cortez e Jamie Raskin, uma visita à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, além de um encontro com estudantes e professores da Universidade de Georgetown.
Com informações da assessoria de comunicação do deputado federal Rafael Brito