O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL), solicitou ao Ministério da Educação, por meio de uma indicação, o estabelecimento de novo cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a concessão de gratuidade para os estudantes do Rio Grande do Sul que realizarão a prova.
De acordo com o parlamentar, a medida é forma de promover a equidade e o acesso à educação aos estudantes do Rio Grande do Sul, uma vez que 1.064 escolas foram afetadas e 377.442 estudantes impactados pela situação.
“A indicação que enviei vai assegurar os direitos desses alunos e oferecer condições que se adequem às excepcionalidades do caso, considerando que o Enem é a principal ferramenta de acesso ao ensino superior”, afirmou.
De acordo com o cronograma definido em edital por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado no último dia 13, as inscrições devem iniciar em 27 de maio, tendo como prazo final o dia 07 de junho. O pagamento da taxa de inscrição se encerra em 12 de junho.