No dia em que o presidente Michel Temer assumiu a Presidência da República, em maio de 2016, foi criado o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que já estava alinhado às estratégias do plano “Ponte para o Futuro”, elaborado pela Fundação Ulysses Guimarães em 2015 e coordenado por Moreira Franco.
A PPI foi uma solução para enfrentar um cenário econômico caótico pelo qual o Brasil passava. Assim, em menos de dois anos, foi capaz de viabilizar o ambiente ideal para estimular investimentos privados em infraestrutura, gerando empregos e movimentando a economia.
Dos 191 projetos do portfólio do PPI, 105 foram finalizados, gerando R$ 236 bilhões em investimentos. Além disso, serão realizados, até dezembro, 17 leilões e publicados mais 17 editais de novas concessões, incluindo o da Ferrovia Norte-Sul.
“Não bastassem esses resultados tão positivos, o próximo governo, que tomará posse em janeiro de 2019, encontrará mais de 50 empreendimentos praticamente prontos para serem leiloados, com investimentos que ultrapassam R$ 78 bilhões”, diz o documento.
Veja o documento na íntegra: FUG – PROGRAMA DE PARCERIA DE INVESTIMENTOS