O número de mulheres eleitas para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas nos estados aumentou nas eleições deste domingo (7), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na Câmara dos Deputados, o número de parlamentares eleitas passou de 51 para 77 deputadas. Em relação aos deputados estaduais, as mulheres foram 161, um aumento de 35% em relação a 2014.
Elcione Barbalho, reeleita pelo estado do Pará para o seu 6º mandato como deputada federal, foi a mulher mais votada do partido com 165.202 votos, a terceira mais votada no Pará e a sexta com o maior número de votos no país dentre as mulheres.
“Fico muito feliz, como nortista, em ter tantos votos e representar as pautas femininas no Congresso. Sou mulher e trabalho em projetos contra a violência doméstica e o feminicídio. Ainda temos que ampliar nossa participação na política. Existem barreiras, mas aos poucos vamos superando. As mulheres têm muita força, é preciso acreditar”, diz Elcione.
No MDB, quatro deputadas federais foram eleitas neste domingo, Jéssica Sales (AC) com 28.717 votos, Elcione Barbalho (PA) com 165.202, Dulce Miranda (TO) com 40.719 e Daniela do Waguinho (RJ)136.286. Para deputadas estaduais, 8 mulheres foram eleitas nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso.