O prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), lidera o ranking de nome mais popular do País. Com uma gestão bem-avaliada e forte presença nas redes sociais, Furlan concorre à reeleição e se apresenta como fortes chances de vencer a disputa em primeiro turno.
Segundo reportagem do jornal O Globo, essa força assustou seus adversários. Em 2020, Furlan concorreu contra Josiel Alcolumbre (União), irmão do senador Davi Alcolumbre. Este ano, Josiel abriu mão de concorrer.
“A decisão aconteceu em meio à divulgação de pesquisas que apontam as chances de Furlan ser reeleito logo no primeiro turno. Os adversários do emedebista não têm conseguido pontuar mais que 5% nos levantamentos de intenção de voto”, diz a reportagem do jornal O Globo publicada nesta segunda-feira (26).
Na semana passada, o site da revista Exame publicou pesquisa em que Dr. Furlan aparece com 85,8% na corrida eleitoral em Macapá. Um recorde. Patrícia Ferraz (Podemos) aparece em segundo lugar, com 3,6%.
“A pesquisa foi registrada no TSE como AP-03178/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%”, explica o texto da Exame.
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, comemora o desempenho de Furlan. “É um gestor de qualidade, com entregas para a população e que presta contas de tudo o que faz com muita capacidade”, disse Baleia.
O MDB lançou candidatos em 12 capitais, entre elas, Macapá, onde lidera com folga as pesquisas. As demais capitais são: Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Belém, Maceió, Aracaju, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Cuiabá.