Pesquisa realizada pelo Instituto RealTime Big Data e encomendada pela RecordTV Belém, mostrou que a gestão do governador Helder Barbalho, no MDB do Pará, alcançou 69% de aprovação da população. As ações na área de segurança trouxeram o melhor resultado, com 60% de avaliação positiva. Na saúde e educação, a aprovação ficou em 28%.
Esta é a segunda pesquisa do tipo realizada este ano e mostra um crescimento considerável dos índices de satisfação dos paraenses com o governo. Em abril, a aprovação estava em 64% aumentando para 69% na última sondagem realizada entre os dias 5 e 6 de setembro.
“São diversas ações conjuntas na área de saúde, educação, segurança e geração de emprego que contribuem para isso. Continuaremos trabalhando para desenvolver o nosso Estado”, comentou o governador em suas redes sociais.
Em Boa Vista, capital de Roraima, por exemplo, o grande desafio é manter a qualidade dos serviços públicos e melhorar a infraestrutura da cidade mesmo enfrentando a maior crise migratória já registrada na história do país.
Boa Vista foi a capital brasileira que registrou a maior taxa de crescimento populacional no último anos segundo o levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Com 6,35%, a capital superou a estimativa prevista pelo Instituto para o ano de 2019.
Conforme os dados divulgados, em 2018 a estimativa era de 375,4 mil habitantes e este ano chegou a 399,2 mil. São 23,8 mil pessoas a mais morando na cidade, e a maioria é formada por imigrantes que saíram da Venezuela em busca de uma vida melhor.
Mesmo com os desafios gerados por essa explosão populacional, a Prefeitura de Boa Vista, gerida por Teresa Surita do MDB, conseguiu fazer um planejamento, cumprir com suas responsabilidades e ainda realizar novos investimentos. Isso garantiu um índice de aprovação da população que beira os 80%.
“Temos feito de tudo, dentro das nossas possibilidades, para manter o atendimento em todas as áreas. Boa Vista tem um dos menores orçamentos entre as capitais do país, a economia local não gera empregos, a ajuda federal é pequena e os recursos emergenciais para a crise dos refugiados é destinada exclusivamente à população dos abrigos. Mas, trabalhamos com muita organização e isso nos dá a condição de, mesmo diante desses desafios, fazer novos investimentos”, disse a prefeita.
Desde 2013, Teresa Surita conseguiu empossar mais 1.400 novos servidores na saúde pública, convocou concursos para a educação e gestão social; entregou 34 unidades de ensino construídas, reformas e ampliadas, além de manter mais de 90 obras em andamento por toda a cidade.
“O MDB tem muitos gestores públicos de grande gabarito e competência, o resultado é um retorno muito mais positivo para a qualidade de vida da população. É esse caminho que queremos trilhar também nas próximas eleições, oferecendo aos munícipes opções que representam o nosso compromisso com a política que melhora a vida das pessoas”, afirmou o presidente Nacional do partido, Romero Jucá.