Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), até 2026, o Brasil deve alcançar o patamar de 6a nação mundial com o maior número de idosos. A perspectiva chama atenção para a necessidade de promover a integração e valorização da pessoa idosa.
Em 2018, na gestão do MDB, foi lançada a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa que está presente em mais, 440 municípios brasileiros, contribuindo para a implementação de ações que favorecem a qualidade de vida e o envelhecimento saudável e ativo.
Em agosto, mais 16 municípios da Região Sudoeste do Paraná receberam o selo de adesão ao programa que é desenvolvido sob coordenação do Ministério da Cidadania. Para o Ministro Osmar Terra, do MDB do Rio Grande do Sul, é necessário um esforço integrado para melhorar o atendimento à população idosa brasileira.
“O Brasil tem que se tornar gradualmente um país que atenda essa população crescente de idosos, que têm necessidade especiais e problemas que precisam ser resolvidos urgentemente”, ressaltou Osmar Terra.
A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa contempla idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. O Brasil tem, atualmente, 30 milhões de idosos, sendo que 6 milhões constam na base de dados do Cadastro.
Com a adesão, Estados e Municípios assumem o compromisso de desenvolver ações voltadas a essa população, atendendo a um plano de cinco fases propostas na Estratégia. O acordo inclui termos como a criação ou fortalecimento dos conselhos municipais dos direitos da pessoa idosa; a capacitação de servidores e o desenvolvimento de um plano de ação.
Data – A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial do Idoso, comemorado nesta terça-feira (1º de outubro). Instituída em 1991, a data era celebrada no Brasil em 27 de setembro, mas foi alterada em 2006, a fim de fortalecer a rede internacional de luta em defesa dos direitos de quem tem mais experiência de vida.
Para marcar o dia, o presidente Nacional do MDB, Romero Jucá usou suas redes sociais destacando o empenho do partido em contribuir com a melhoria da qualidade de vida desta população. “Vamos continuar trabalhando pelos nossos idosos, pela sua saúde e pela sua condição de se integrar cada vez mais com a nossa sociedade”, afirmou o presidente.
Jucá também citou o exemplo do trabalho social com idosos realizado pela Prefeitura de Boa Vista (RR), que é gerida por uma prefeita do partido, Teresa Surita. Na capital, mais de mil idosos são atendidos com o programa Cabelos de Prata que promove atividades educativas, esportivas e culturais gratuitamente para este público.