Na última sexta-feira, dia 21 de julho, a Juventude do Movimento Democrático Brasileiro realizou uma plenária virtual com seus membros e colegiado de presidentes estaduais. O encontro teve como objetivo central a aprovação do novo Regimento Interno, e a organização dos núcleos para as convenções municipais e estaduais..
O novo regimento foi elaborado de acordo com as disposições da Resolução nº 001/2023 do MDB, que complementa algumas lacunas da norma anterior e traz avanços significativos para a organização da juventude no partido. Um dos pontos de destaque é a facilitação do processo de criação de núcleos de Juventude do MDB em todo o país, uma demanda antiga que enfatiza a importância de não exigir dos núcleos de apoio partidário as mesmas regras e processos burocráticos de criação de um partido.
Além disso, o novo regimento esclarece o quórum mínimo necessário de 20% de filiados para realizar uma convenção municipal de Juventude, uma informação que muitas vezes gerava dúvidas e incertezas no processo de tomada de decisões locais.
Uma das principais pautas discutidas durante o evento foi a construção do calendário das Convenções. Através da organização eficiente desses encontros, o núcleo dos orgãos de apoio, cooperação e ação partidária do MDB, busca ampliar a participação de seus membros e consolidar um espaço democrático para debates, decisões e renovação de lideranças.
Para Assis Filho, coordenador dos órgãos de apoio, cooperação e ação partidária, a plenária é um espaço de discussão importante e alertou os membros presentes sobre
os prazos das convenções municipais, que devem ser realizadas até 31 de agosto.
“Essas convenções são momentos essenciais para a democracia interna do partido, possibilitando a discussão e a escolha de representantes que atuarão em nível local, regional e nacional, influenciando diretamente na construção de políticas partidárias e na condução do MDB”, disse Assis Filho.
O presidente da Juventude do MDB, Norton Soares, conduziu os trabalhos na Plenária e enfatizou a importância das mudanças trazidas pelo novo regimento e solicitou que os presidentes estaduais enviem as datas das convenções em seus estados o mais rápido possível, para ficarem dentro do prazo da nova resolução.
Durante a plenária os participantes debateram também a importância da adequação dos núcleos com a nova resolução, pois isso mostra que o MDB está empenhado em promover o maior número possível de convenções, buscando assim, garantir a ampla participação de seus filiados em todo o território nacional. A nova resolução deixa isso claro, porque o MDB acredita que a pluralidade de ideias e a participação ativa de sua base fortalecem o partido e tornam a construção de propostas mais representativa e inclusiva.