Com o capital político de partido que governará para a maioria da população do Rio Grande do Sul a partir do próximo ano – 2,8 milhões de gaúchos (25% do RS) –, o MDB deu o start para 2025 com o Seminário de Boas-vindas aos Novos Gestores, realizado em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães Nacional (FUG) nesta segunda-feira, 9 de dezembro, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.
O objetivo do seminário, além de promover o encontro dos 126 prefeitos eleitos e 111 vices, teve como proposta unificar o discurso e o alinhamento para os próximos quatro anos com o lançamento dos 15 compromissos do MDB para as novas gestões.
Os compromissos sustentam posições de relevância em áreas fundamentais para a gestão pública, tais como educação para o desenvolvimento, cidades inteligentes, liberdade econômica e mudanças climáticas e reconstrução. As temáticas foram base de debate no período pré-eleitoral e apresentado previamente para os então pré-candidatos em agosto deste ano.
Vilmar Zanchin, presidente do MDB-RS, falou sobre a produção do conteúdo. “Nosso partido tem quase 60 anos de trajetória. Fomos protagonistas da luta pela redemocratização. Temos experiência e trabalho reconhecido. Para os próximos quatro anos, precisamos afinar o nosso discurso e defender bandeiras que são caras para a nossa população”, explanou Zanchin.
Cleber Bevengnú, sócio-fundador da Critério Resultado em Opinião Pública, foi um dos palestrantes do evento. Responsável por organizar o conteúdo dos 15 compromissos, ele fez a apresentação. Usando o case da campanha em Porto Alegre, que reelegeu Sebastião Melo, também falou em comunicação e conexão com a sociedade. “Responsabilidade,fiscal, pluralidade e respeito às diversidades são algumas das bandeiras que traduzem o MDB gaúcho”, opinou Cléber.
De forma simbólica, os prefeitos e vices que estiveram em Porto Alegre assinaram um painel fixado no salão do evento com a reprodução das bandeiras de defesa do MDB. Agora, na bagagem de volta, levam a tarefa de assegurar a efetivação dos 15 compromissos em suas respectivas gestões.
Vilmar Zanchin |
Cléber Bevengnú |
Clique aqui para acessar os 15 compromissos
EDUCAÇÃO DO FUTURO
Na abertura oficial do seminário, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, deputado Alceu Moreira, falou sobre o programa “Educação do Futuro”, mantido pela FUG. Se dirigindo aos eleitos, discorreu sobre a responsabilidade que as iniciativas públicas terão na administração desta área. “A nova geração será impactada com as ações que tomaremos agora na gestão da educação nas nossas prefeituras. O nosso papel é atuar para garantir eficiência e qualidade”, pontua Alceu.
Com participação da organização não governamental “Todos pela Educação”, o seminário apresentou alternativas para o setor. Com a palestra “Planejando o futuro da Educação municipal no Rio Grande do Sul: diagnósticos e caminhos”, o economista Ivan Gontijo fez projeções e deu conselhos.
“Na política, ao montar os governos, é possível fazer concessões, mas na educação, não. A educação deve ser blindada de interesses político-partidários e garantir equipes técnicos qualificadas e comprometidas”, orientou Gontijo.
Especialista em Gestão Pública pelo Insper e mestrando pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gontijo defendeu três prioridades no comando da área. São elas, ampliar o acesso à qualidade da educação infantil, assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa e a ampla promoção na melhoria da qualidade e na equidade do ensino fundamental. “Essa é a santíssima trindade da educação”, declarou o professor.
Com o objetivo de traduzir a teoria em prática, quatro cases do MDB segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foram apresentados.
O prefeito reeleito de Imbé, Luis Henrique Vedovato, o Ique, compartilhou o projeto “Ensino Integral na Escola de Ensino Fundamental Olavo Bilac. O prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro, falou sobre a “Escola de Campo”. A prefeita de Cruz Alta, Paula Facco Librelotto, apresentou a iniciativa “Pra frente Cruz Alta na Educação”. Já representando o prefeito de Erechim, Paulo Polis, a secretária da educação, Verenice Lípsch, traduziu a ação “Políticas Públicas e Índices Educacionais ”.
O debate foi aprofundado com as participações do ex-senador José Fogaça, vice-presidente do MDB-RS, e do ex-deputado federal Raul Henry (MDB-PE), ambos conselheiros da FUG Nacional.
Alceu Moreira |
José Fogaça |
Ivan Gontijo |
Raul Henry |
HOMENAGEM
Um dos momentos especiais do Seminário de Boas-vindas aos Novos Gestores foi a cerimônia em homenagem aos prefeitos e vices eleitos em 2024. O presidente Vilmar Zanchin, acompanhado de demais líderes do MDB-RS, fez a entrega de certificado de reconhecimento a eles.
Dos 126 prefeitos da legenda, 41 foram reeleitos e 31 serão sucessores de mandatos já sob o comando do partido. Em 49 cidades o MDB governará com dobradinha emedebista, ou seja, com prefeito e/ou vice. Esse dado contabiliza presença no Poder Executivo em 188 municípios, o que representa quase 40% do território gaúcho.
PACTO PELO RIO GRANDE E PREPARAÇÃO PARA 2026
O vice-governador Gabriel Souza, presente ao seminário, aproveitou para deixar o seu recado aos correligionários. Falou das iniciativas do governo gaúcho para a recuperação do Rio Grande do Sul no pós enchentes e propôs um trabalho em conjunto com os novos prefeitos e vices eleitos.
“O Estado está equilibrado e pronto para avançar, mas ainda temos muito trabalho pela frente, especialmente nas áreas mais atingidas pelos eventos climáticos. Com os novos prefeitos eleitos e também com os reeleitos, queremos reforçar parcerias para que os recursos cheguem à ponta e cumpram sua missão de transformar a vida das pessoas. Faço um pacto com vocês para que atuemos juntos pelo Rio Grande”, destacou.
Gabriel também ressaltou a importância de uma nominata forte tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara dos Deputados. “Para vencermos a eleição para o Palácio Piratini precisamos ter nominata de candidatos a deputado estadual e federal completa e que represente a totalidade geográfica no nosso estado”, alertou Gabriel.
O ex-governador José Ivo Sartori parabenizou os novos eleitos e falou sobre responsabilidade na administração pública. “É preciso muita humildade, serenidade, seriedade e escolher bem quem vai trabalhar com vocês”, recomentou. Sobre o atual cenário, disse que a política precisa estar mais conectada com as reais necessidades da população. “A política feita hoje em dia não resolve os problemas da nação. E tenho certeza de que raiva e ódio não constroem absolutamente nada”, declarou refutando a polarização. E arrematou: “Democracia verdadeira exige de nós a responsabilidade de fazer o melhor para as futuras gerações”.
O ex-governador Germano Rigotto também deixou o seu recado aos correligionários. Se colocou à disposição para ajudar a aprofundar o debate em torno de temáticas que façam a diferença para a população e contribuam com as futuras administrações. “Estarei ao lado de cada um de vocês nesta caminha para enfrentar os novos desafios”, declarou Rigotto.
O ex-governador e ex-senador Pedro Simon fez o encerramento do dia de atividades. Agradeceu a força de cada candidato que disputou as eleições neste ano. Também resgatou momentos da história da política brasileira e lembrou episódios de construção da legenda.
Gabriel Souza |
Germano Rigotto |
Pedro Simon |
José Ivo Sartori |
PRESENÇAS
O Seminário de Boas-vindas aos Novos Gestores, comandado pelo presidente do MDB-RS, deputado estadual Vilmar Zanchin, e pelo presidente da FUG Nacional, deputado federal Alceu Moreira, contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, dos ex-governadores Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, dos deputados estaduais Edivilson Brum, Luciano Silveira e Rafael Braga, do secretários de Estado Clair Kuhn (Agricultura), Beto Fantinel (Desenvolvimento Social) e Juvir Costella (Logística e Transportes), dos presidentes de núcleos de apoio Cris Lohmann (Mulheres) e Deodoro Gomes (Cultura e Economia Criativa), entre outras lideranças.