Com o objetivo de colaborar diretamente com as ações que o Governo Federal está promovendo diante da maior tragédia que o Estado do Rio Grande do Sul já sofreu com as recentes chuvas, o MDB Nacional e a Fundação Ulysses Guimarães organizaram um gabinete de apoio aos municípios atingidos.
Para que as iniciativas do Governo Federal se concretizem é preciso que os municípios cadastrem suas propostas no sistema de gestão apropriado. O problema é que muitas cidades perderam suas sedes, outras estão sem energia elétrica e telefonia, e sem pessoal suficiente para realizar essas ações.
O apoio é urgente. Diversas cidades precisam de assistência para conseguirem a organização mínima para restabelecer a ajuda a seus moradores. Nesse sentido, o MDB e a FUG disponibilizarão uma estrutura física e de pessoal, em sua sede em Brasília, para dar os apoios operacionais necessários junto aos ministérios e órgãos federais.
O MDB está a frente de 134 prefeituras do Rio Grande do Sul, incluindo a capital, Porto Alegre, comandada pelo prefeito Sebastião Melo. O MDB também tem o vice-governador Gabriel Souza, e a titularidade de três secretarias de Estado.
“Estamos seguros de que o governo federal não medirá esforços, como já vem demonstrando, para ajudar o Rio Grande do Sul. A ministra Simone Tebet coordenará as alterações orçamentarias necessárias. No ministério dos Transportes, Renan Filho terá o desafio de recuperar milhares de quilômetros de estradas e inúmeras pontes destruídas. Na pasta das Cidades, o ministro Jader Filho capitaneará as ações quanto à mobilidade urbana e de habitação. O gabinete de apoio aos municípios é uma contribuição do MDB e a FUG à essa grande união de forças em favor do Rio Grande do Sul e seu honroso povo”, diz o deputado Baleia Rossi, presidente nacional do MDB.
MDB e a FUG montam gabinete de apoio para municípios gaúchos afetados pela tragédia das chuvas