Parlamentares negras e negros de Estados e municípios brasileiros se reuniram nesta quarta-feira (12), em Brasília, para discutir políticas públicas e a inclusão social da população negra no país.
De acordo com o presidente do MDB Afro, o encontro será permanente, com reuniões mensais.
“Essa rede vai atuar em todas as instâncias, na Câmara, no Senado, nas Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e também na construção das nossas propostas para o executivo, governo federal e os governos estaduais e municipais”, afirmou Nestor.
Nestor reforçou que o MDB tem papel fundamental na construção de uma política anti-racista que possa permear as estruturas do poder político.
“Entendemos que as lideranças do movimento negro partidário e cada partido, tem responsabilidade nesse debate. Por isso, buscamos, em rede, envolver o parlamento e diversos segmentos da sociedade para consolidar políticas públicas voltadas para a comunidade. Vamos fazer um documento orientador desse processo e a partir daí a gente vai também amparar os diversos casos de perseguição e de racismo pelo Brasil. Além disso, criar uma sensibilização no processo educacional e na garantia dos direitos”, enfatiza o presidente.
O MDB é o partido que mais estimula candidaturas negras no Brasil. Em 2020, elegeu 238 prefeitas e prefeitos negros.
“É um novo aquilombamento de lideranças constituída pelo voto. Mulheres e homens que estão nos parlamentos. Líderes que estão na vanguarda da construção institucional. Vamos construir um novo ambiente, com uma política mais clara, que não seja engessada e que tenha como norteador o processo democrático”, ressalta Nestor.
No dia 11 de abril, o MDB Nacional foi sede da reunião ampliada dos partidos, que articulou e construiu o Encontro dos Parlamentares negras e negros.