O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou os resultados de 2019 da sua tradicional pesquisa ‘Os Cabeças do Congresso’. Nesta edição, foram selecionados 150 parlamentares, entre deputados e senadores, considerados como os mais influentes e articuladores.
A pesquisa destaca ainda 50 deputados federais que estão em ascensão. De acordo com a metodologia aplicada, são aqueles que recebem missões partidárias e buscam abrir canais de interlocução, criando espaços próprios.
Dentre os senadores listados, o MDB é o partido com a maior quantidade de representantes elencados na pesquisa. No total, foram sete senadores que apresentaram o melhor desempenho como operadores-chaves do processo legislativo como debatedores, articuladores/organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião.
Na definição do Diap, os Cabeças do Congresso são “aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.
O senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, é um dos parlamentares que constam na lista considerado como um dos mais influentes. “Fico honrado em ter meu trabalho reconhecido logo nos primeiros meses de mandato no Senado, e mantenho meu compromisso de seguir trabalhando em prol do nosso povo”, afirmou o senador em suas redes sociais.
Simone Tebet, senadora pelo MDB de Mato Grosso do Sul, aparece pelo quarto ano consecutivo na lista. “Entrei na lista pela primeira vez em 2016, como parlamentar em ascensão. Desde então, tenho sido classificada pelo Diap como um dos Cabeças do Congresso”.
Os demais senadores do MDB citados como Cabeças do Senado foram: Renan Calheiros (MDB – AL); Eduardo Braga (MDB – AM); Fernando Bezerra (MDB – PE); Jarbas Vasconcelos (MDB – PE) e Eduardo Gomes (MDB – TO). Entre os deputados federais constam ainda Sérgio Souza (MDB – PR); Alceu Moreira (MDB – RS); Darcísio Peroni (MDB – RS); Baleia Rossi (MDB – SP); Hildo Rocha (MDB – MA).