Uma da bandeira defendidas pelo partido é o municipalismo, reconhecendo as prefeituras e câmaras de vereadores como as células básicas para o desenvolvimento de políticas públicas que geram melhorias na vida das pessoas. Por isso, o MDB está trabalhando em todos os seus diretórios para ampliar sua atuação com a eleição de mais prefeitos e vereadores em todo o Brasil.
Atualmente, o partido conta com 1.032 prefeitos, 751 vice-prefeitos e mais de 7.500 vereadores eleitos em todos o Brasil. Iniciativas como a criação de associações de prefeitos e vereadores são apontadas como exemplos a serem seguidos, ajudando na melhoria da qualidade do mandato dos eleitos e na busca de novos representantes com potencial de representatividade para as eleições de 2020.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, o diretório estadual elegeu a nova diretoria da associação de vereadores do MDB. No Estado, o partido conta com 1.168 vereadores emedebistas, que atuam em 447 cidades do Estado e a meta é ampliar esse número. “Desta vez, na eleição municipal, temos o compromisso de manter essa expressiva representação. A força do partido se mede pelo Parlamento e o MDB precisa voltar a se conectar com a sociedade”, destacou o presidente da Associação, Joel Maraschin.
A municipalização também foi tema discutido pela nova equipe do Diretório do MDB de Minas Gerais. O partido está presente em pouco mais de 32% do território de Minas, correspondendo a 280 cidades. “Precisamos resgatar e propor um maior número de diretórios no interior, buscando pessoas que estejam dispostas a fazer um processo político atualizado e participar dele”, afirmou o presidente do diretório estadual e deputado federal, Newton Cardoso Jr.
Em Santa Catarina, o presidente do Diretório e deputado Estadual Celso Maldaner estabeleceu como meta fazer o partido saltar de 100 para 120 prefeitos; de 67 para 90 vice-prefeitos e chegar a mil vereadores eleitos. Para isso, ele está percorrendo todo o Estado em busca de novas adesões.
Até o final do ano, o Diretório irá promover 10 encontros com a Juventude e Mulheres do Partido. “Estamos ouvindo nossos companheiros e conversando sobre as eleições 2020. Levamos motivação e tenho certeza de que teremos um partido muito mais fortalecido em Santa Catarina”, disse o presidente Celso Maldaner.
Para o presidente nacional da sigla, Romero Jucá, o partido precisa diversificar sua atuação, buscando novos candidatos e ampliando especialmente, a participação de mulheres e jovens. “O MDB é a maior força política do Brasil nos municípios e estamos nesse período buscando novas adesões. Queremos ampliar a participação dos jovens, das mulheres e ter novas lideranças, apresentar novas opções para a população. Com o aporte da experiência e o novo, temos mais qualidade de trabalho em favor da população”, concluiu Jucá.