O deputado federal Newton Cardoso, do MDB de Minas Gerais, participou nesta sexta-feira (27), Dia Mundial do Turismo, de um Seminário dedicado ao tema, realizado pela Assembleia Legislativa do seu Estado.
Como presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, ele têm se destacado ao defender pautas que promovem o fortalecimento e a competividade do setor responsável por 8,1% do PIB Nacional, conforme levantamento divulgado pela World Travel & Tourism Council.
Outro fator importante agregado ao setor é o potencial para geração de empregos. Um estudo divulgado em marços deste ano, pelo Conselho Mundial de Turismo mostrou que o setor foi responsável por empregar 319 milhões de pessoas, correspondendo a 1 em cada 10 novos empregos gerados no país entre 2017 e 2018.
As projeções seguem positivas. O Ministério do Turismo, por exemplo, acredita que este ano, o Brasil pode quebrar o recorde de 7 milhões de turistas estrangeiros, o que evidencia a necessidade do tema ser discutido também, no Congresso Nacional.
“O Turismo é um tema fundamental para a economia brasileira e, especialmente, de Minhas Gerais. Agradeço a todos que estiveram presentes no seminário e contribuíram com as discussões para construirmos políticas públicas para o crescimento desse setor que tem um forte potencial para a geração de emprego. Precisamos continuar defendendo esse setor como capaz de reerguer nossa situação fiscal e transformar Minas em um estado pujante, forte, por isso defendo que esse setor seja respeitado, seja valorizado cada vez mais, para que façamos todos os dias do ano, uma defesa do turismo como maior potencial do nosso país”, destacou o deputado Newton Cardoso.
Recentemente, a discussão sobre novas regras para o transporte aéreo resultaram na decisão pela manutenção da cobrança de bagagem pelas empresas, considerado pela maioria como um mecanismo para ampliar a competitividade no setor e reduzir o preço das passagens.
De acordo com dados da ANAC (Agência Nacional de Avião Civil), em 2018, o setor cresceu 4,1% em relação ao ano anterior, totalizando mais de 103 milhões de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais no período. Só em janeiro deste ano, o transporte de passageiros aumentou 6,5% na aviação comercial global em relação ao mesmo período de 2018.