O novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), exaltou a figura de Ulysses Guimarães como grande exemplo em defesa da democracia e da Constituição, logo após tomar posse neste sábado (1).
“As paixões são radicais, mas são o equilíbrio e a razão que conduzem as horas mais difíceis”, disse.
“Não posso deixar de lembrar e me emocionar que esta será a sempre a cadeira do senhor Diretas, do Senhor Democracia, a eterna cadeira do pai de nossa Constituição Ulysses Guimarães”, ressaltou.
Na sequência, Hugo repetiu o gesto de Ulysses ao promulgar a Constituição de 1988. O novo presidente da Câmara levantou-se ergueu um exemplar da Constituição e disse três vezes: “Viva a Democracia!”
Motta foi eleito presidente da Câmara ao conquistar 444 votos. Ele obteve o apoio de quase a totalidade dos partidos com representação da Câmara, da esquerda, da direita e do centro. Aos 35 anos, ele é o presidente mais jovem da história da Câmara.
A referência de Motta ao MDB deve-se ao fato de ter sido militante do partido entre 2005 e 2018, quando migrou para o Republicanos. “Foi pelo MDB de Ulysses que cheguei a esta Casa com apenas 21 anos. Com muito orgulho posso dizer que o MDB foi minha escola e minha faculdade da política brasileira”, disse.