O MDB tem como característica o diálogo e a moderação, e a defesa da democracia como principal instrumento para o progresso da sociedade.
Neste aspecto, a sigla é composta por integrantes que transitam da centro-esquerda à centro-direita.
Portanto, quando toma uma posição por maioria, o MDB se direciona ao centro. Veja conclusão de reportagem com estudo do jornal Folha de S. Paulo.
Essa postura relaciona-se com a própria fundação do MDB. Em 1966, a sigla foi criada para abrigar todos que se posicionavam contra ditadura militar e que defendiam a volta da democracia.
Portanto, desde sempre, o MDB abrigou lideranças com perfis de centro-esquerda e centro-direita, mas todos defensores da democracia.
O caráter centrista do MDB pode ser identificado em diferentes posicionamentos ao longo de sua história.
Anos 1960 – Fez oposição à ditatura militar de ultradireita.
Anos 1970 – Defendeu uma Nova Constituição e denunciou crimes contra direitos humanos.
Anos 1980 – Defendeu Diretas Já e uma Constituição com direitos sociais (SUS, seguro-desemprego e aposentadoria rural), direito à propriedade privada e livre iniciativa.
Anos 1990 – Apoiou o Plano Real, que reduziu a inflação.
Anos 2000 – Apoiou o Bolsa Família, programa social que diminuiu a miséria.
Anos 2010 – Combateu a crise econômica, defendeu mais transparência e responsabilidade orçamentária, e promoveu a harmonia entre os Poderes.
Anos 2020 – Defende a Reforma Tributária para melhorar a economia e diminuir pobreza e a fome, o agronegócio com responsabilidade ambiental e é contra invasões de terras.