Considerado um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) recebeu nesta terça-feira (26), em Porto Alegre, o Troféu Líderes & Vencedores de 2024. O prêmio é uma iniciativa da Federasul, em parceria com a Assembleia Legislativa do RS, e presta reconhecimento a 15 personalidades, entidades e projetos que contribuem no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.
Ao todo foram 160 indicados ao prêmio, que neste ano completou a sua 30ª edição. Alceu foi agraciado na categoria Mérito Político, juntamente com o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) e o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes. Cases de sucesso empreendedor e comunitário, como a Fruki Bebidas e a AMIFEST — organizadora da Oktoberfest de Igrejinha —, também receberam a distinção.
“Tudo o que faço nesta trajetória de vida pública é por convicção, por acreditar naquilo que é certo e, principalmente, pela vocação em servir às pessoas. Esse é um prêmio que recebo com muita humildade, alegria e que me motiva a seguir em frente”, declarou o deputado Alceu.
O Alceu Moreira
Alceu Moreira tem 70 anos, é natural da Sanga Funda e cumpre o seu 4º mandato como deputado federal. Ao longo da sua trajetória, consolidou-se entre as grandes lideranças políticas do país em defesa do setor primário.
É presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, atuando em prol da agenda agroambiental do país, e da Fundação Ulysses Guimarães, pela qual idealizou projetos de desenvolvimento social e inclusão produtiva.
Foi o único parlamentar a presidir, por dois mandatos, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a maior e mais influente bancada do Congresso, entre 2019 e 2020. Ainda tem no currículo uma série de projetos em defesa do produtor rural, como o fim do emplacamento de veículos agrícolas e a regulamentação de produtos artesanais, além de projetos pontuais para reduzir o custo de produção e promover as cadeias produtivas do leite, de grãos, da erva-mate e da pecuária.
Já foi deputado estadual (2003-2010), presidente da Assembleia Legislativa (2008-2009), secretário estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (2003-2006), presidente da Famurs (1999-2000), prefeito reeleito (1997-2002), vice-prefeito (1993-1996) e vereador de Osório (1983-1988), sua cidade natal.