A presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senadora Simone Tebet, recebeu no início da tarde desta terça-feira (27) o parecer do relator da reforma da Previdência – a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019. Ele apresentou novas fontes de arrecadação e sugeriu a inclusão dos estados e municípios na reforma, por meio de uma PEC paralela, que, caso aprovada, trará uma economia de R$ 1,350 trilhão, maior do que os R$ 930 bilhões previstos no texto da Câmara dos Deputados.
Se houver acordo entre os líderes, a leitura do relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deverá ocorrer na quarta-feira (28), ou no mais tardar, 48 horas depois, na sexta-feira (30). A informação é da presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), que também participou da entrega do texto da reforma no gabinete da presidência do Senado.
Simone explicou que a reforma mexe com a vida de 210 milhões de brasileiros e que o texto principal deve ser aprovado no Plenário até 10 de outubro. “Aprovado o texto principal, vamos debater outras questões, como a inclusão de estados e municípios e outros pontos, claro que rapidamente, porque o Brasil tem pressa”, disse.
A senadora reforçou que o calendário firmado anteriormente está mantido. A expectativa é de que a votação do relatório na CCJ ocorra no dia 4 de setembro.
Fonte: Agência Senado