A Juventude do MDB se reuniu neste sábado (3) em Gramado no Rio Grande do Sul para o 12º Encontro de Inverno da Juventude. O evento buscou ampliar a participação e o protagonismo juvenil nas decisões do partido, buscando um diálogo mais próximo com a sociedade.
O presidente nacional da Juventude do MDB, Assis Filho, disse que o evento foi um sucesso, e contou com a presença de mais de 70 municípios do estado do RS e cerca de 400 pessoas, entre jovens, lideranças, filiados do MDB, e não filiados.
“Fizemos vários painéis com trocas de experiências, formação política, construção de novos quadros e novas lideranças. Um momento muito saudável para o partido, onde através do papel protagonista da Juventude, preparamos o MDB para uma nova geração, um novo momento para o Brasil”.
José Ivo Sartori, ex-governador do RS, palestrou sobre o cenário político e social, e disse que há saída para o Brasil, e ponderou que é necessário que todos façam a sua parte. “Não se sai do lugar se você ficar parado”. Sartori defendeu a mudança na estrutura do serviço público, descentralização de poder e recuperação do espírito da comunidade, e alertou que além da educação, o grande desafio do Brasil deve ser o de agregar a família. “Esse tema ninguém ousa falar, mas é lá que se constrói valores, limite, disciplina e hierarquia. Se a família não faz a sua parte, dificilmente a escola conseguirá recuperar”, disse.
O presidente do MDB-RS, deputado Alceu Moreira, relembrou a trajetória do partido na luta pela liberdade. “O protagonista da democracia atual chama-se MDB. Vamos valorizar nossas virtudes. Se alguém nasceu para ser líder e guia dessa nação, é o MDB, esse partido de centro”, afirmou Alceu.